O líder parlamentar do PSD/Açores, João Bruto da Costa, realçou hoje o aumento de verbas para o Serviço Regional de Saúde previsto na anteproposta de Orçamento da Região para 2023 e anunciou uma proposta de abolição de taxas moderadoras nas urgências dos centros de saúde do arquipélago.
João Bruto da Costa falava aos jornalistas à saída de reunião mantida com o conselho de administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, acompanhado dos deputados do PSD/Açores Ana Quental, Délia Melo e Joaquim Machado.
“Estão previstos 375 milhões de euros para a Saúde na anteproposta de Orçamento. É dos maiores orçamentos de sempre do Serviço Regional de Saúde, de toda a história da Autonomia, o que demonstra bem a nossa prioridade, a nossa aposta e intenção de fazer chegar a Saúde a todos os açorianos”, indicou.
“É indesmentível que o Governo da Coligação, apresenta aos açorianos os maiores orçamentos de sempre para o Serviço Regional de Saúde, o que contrasta com o passado do Partido Socialista, pautado pela desorçamentação da saúde, de não valorização e criação de injustiças aos profissionais de saúde, de desinvestimento na prestação e acesso aos cuidados de saúde”, apontou o líder da bancada do PSD/Açores.
João Bruto da Costa anunciou também uma proposta, originária do grupo parlamentar do PSD/Açores e adotada pela Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa, que prevê a abolição de taxas moderadoras nas urgências dos centros de saúde e que irá a debate no plenário de outubro, na próxima semana.
“O Partido Socialista não queria que essa proposta de abolição de taxas moderadoras nas urgências dos centros de saúde fosse debatida no próximo plenário, pois preferia discutir uma proposta sua que não vai tão longe como esta. A diferença entre nós e o Partido Socialista é que nós queremos ir mais longe no apoio às famílias e não obstaculizar quem de facto quer ajudar os açorianos”, destacou o social-democrata.
Para João Bruto da Costa, “o trabalho desenvolvido pelo Governo Regional resulta, desde logo, na valorização dos profissionais de saúde, na sua estabilidade, nas suas carreiras, nos incentivos à sua fixação. Tem sido uma realidade indesmentível desta governação”, sublinhou.
O grupo parlamentar do PSD/Açores propôs à Comissão de Assuntos Sociais uma iniciativa, aprovada apenas com os votos contra do PS, que visa a abolição de taxas moderadoras nas urgências dos centros de saúde, em substituição da proposta socialista que mantém o pagamento por parte dos utentes.
A proposta de substituição aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais, que será debatida e votada no plenário de outubro, prevê a abolição das taxas moderadoras nas urgências dos centros de saúde, bem como a isenção de pagamento nas urgências hospitalares para os utentes referenciados ou que sejam admitidos para internamento.
A reunião com o conselho de administração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel desenvolveu-se no âmbito do trabalho do grupo parlamentar do PSD/Açores na preparação do debate do Plano e Orçamento para 2023.