A deputada do PSD/Açores Salomé Matos destacou a aprovação, no Parlamento, da proposta de decreto legislativo de autoria do Governo Regional que confere “justiça” à organização do trabalho médico suplementar nos serviços de urgência e atendimento permanente do Serviço Regional de Saúde.
O diploma colocado em cima da mesa pelo Governo Regional dos Açores foi aprovado por maioria na Assembleia Legislativa Regional, na Horta.
Para Salomé Matos, trata-se de uma iniciativa que “repõe a justiça a quem voluntariamente se propõe fazer trabalho extraordinário, recompensa o esforço para suprir as necessidades dos serviços de urgência e atrai aqueles profissionais que atingido o limite máximo de horas, por não se sentirem verdadeiramente motivados, recusam-se (e legalmente) à realização de mais horas”, sublinha.
Segundo a parlamentar social-democrata, “esta proposta visa, acima de tudo, proteger todos os açorianos, especialmente os mais desfavorecidos e mais vulneráveis que vivem nas ilhas sem hospital, garantindo o seu direito a cuidados médicos urgentes”, salvaguarda.
Mais acrescenta revelar-se “a forma mais imediata para responder à exiguidade de recursos humanos, à limitação de recursos financeiros e às necessidades da população. E mais uma vez este Governo surge a cumprir o seu compromisso de trazer esta matéria a debate ainda este verão”, afirma a parlamentar social-democrata.
Salomé Matos realça também que “são claros os exemplos de que a aposta nos cuidados de saúde é uma das prioridades deste Governo Regional dos Açores, privilegiando todas as ilhas na justa medida”, desde a criação de um regime de atribuição de incentivos à abertura de dezenas de vagas para recrutamento de médicos para as várias unidades de saúde da Região.
A deputada do PSD/Açores elogia o Governo Regional pela atitude “atenta e proativa que permite manter o normal funcionamento dos serviços que integram o Serviço Regional de Saúde dos Açores e garante aos açorianos que nos Açores não se instalará o caos a que se assiste no Continente”, concluiu.