Skip to main content

“A deputada do PSD/Açores Vitória Pereira realçou esta quarta-feira a abertura de candidaturas para projetos de investimento nas explorações agropecuárias da região, “incluindo a primeira instalação de jovens agricultores, com avisos no valor de 4,5 milhões de euros, cujas candidaturas vão até 30 de setembro”, adiantou.”

A social-democrata destacou “o conjunto de novos compromissos para o setor agrícola que o Governo da Coligação já criou, assim como um conjunto de medidas já anunciadas que mostram especial sensibilidade para aquele que é o setor-base na economia da região”, disse.

“Este ano serão abertas candidaturas para apoiar o pagamento dos juros dos empréstimos bancários para investimentos nas explorações agrícolas, uma medida necessária devido à penalizante subida das taxas de juro, e que terá efeitos na sustentabilidade das explorações agropecuárias”, sublinhou, igualmente, a deputada.

Vitória Pereira considera que as medidas anunciadas “surgem numa altura vital para o setor, dada a subida dos preços dos fatores de produção”, com o Governo Regional, “na senda dos seus princípios orientadores, assumindo compromissos como os apoios à perda de rendimento e às produções locais, no âmbito do POSEI e do PRORURAL+, sem qualquer corte, ou seja, sem rateios”, referiu Vitória Pereira.

“Os compromissos têm sido cumpridos por este governo, pelo que é de enaltecer essa postura, numa clara aposta em promover a excelência e alavancar a valorização da agricultura açoriana, projetando os nossos produtos regionais”, afirmou.

“Para além dos apoios sem rateios, está previsto uma ajuda de 80% para a compra de sementes e de milho, assim como estão asseguradas as candidaturas para a redução da produção do leite”, disse também a parlamentar.

Vitória Pereira lembrou que foram aprovados “cerca de 295 projetos de investimento na Agricultura, incluindo muitos jovens empresários, através de fundos regionais e comunitários, num valor global de 11 milhões 633 mil euros”.

“Foram igualmente aprovadas 114 reformas antecipadas de cessação da atividade agrícola, das quais 38 com projetos de primeira instalação para jovens agricultores, uma realidade importante para o rejuvenescimento do setor”, acrescentou.

Vitória Pereira concluiu, dando destaque “às melhorias no desempenho técnico, económico e ambiental das explorações, no aumento da sua competitividade, assim à diversificação da produção, com o foco na qualidade, prestada pelas gerações presentes e transmitindo confiança para as gerações futuras”.