Os deputados do Grupo Parlamentar do PSD/Açores congratulam-se com a inauguração das novas instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Povoação (AHBVP).
O parlamentar social-democrata Joaquim Machado lembrou hoje tratar-se de “uma obra prometida há mais de uma década e sucessivamente adiada nas prioridades da governação socialista”.
Recordou inclusivamente que “o Orçamento de 2009 já previa a elaboração do projeto do novo quartel da AHBV da Povoação, que só agora se tornou uma realidade”.
Joaquim Machado reforçou ainda que “no período de 2015 a 2019, dos 3,7 milhões de euros inscritos nos orçamentos regionais, os governos de Vasco Cordeiro executaram apenas 1,8% daquela verba”.
Para o deputado do PSD/Açores, “prometer e planear obras é importante, mas mais ainda é executá-las e colocá-las ao serviço das populações”.
O parlamentar social-democrata manifestou-se “satisfeito com o compromisso assumido pelo presidente José Manuel Bolieiro de no decurso ainda deste ano colocar em discussão o Estatuto do Bombeiro, uma matéria que aguarda há mais de oito anos por uma solução justa e digna para os ‘soldados da paz’”.
Na reunião mantida com o presidente da direção da AHBV da Povoação, foram abordados diversos assuntos relativos ao funcionamento da instituição, designadamente o número de bombeiros profissionais que integram a corporação, parque de ambulâncias, viaturas de combate a incêndios e outras situações de emergência.
Em cima da mesa estiveram também o financiamento da atividade e o valor pago por serviços prestados ao Hospital Divino Espírito Santo e à Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, assim como o “plafond” para aquisição de combustível anualmente disponibilizado pelo Fundo Regional de Coesão às corporações de bombeiros dos Açores.