Projeto “Novos Idosos” é uma resposta social de grande visão e proximidade

O vice-presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores, Jaime Vieira, considerou hoje que o projeto “Novos Idosos”, representa “uma nova forma do Governo Regional abordar as necessidades do dia-a-dia dos mais velhos, sendo uma iniciativa que, até a nível europeu, nos deve orgulhar, pela sua visão e proximidade”, disse.

“Trata-se de uma mudança nas respostas sociais que a tutela disponibiliza à população açoriana, permitindo, neste caso, uma lógica de intervenção de proximidade, com vantagens para os idosos, para as suas famílias e para as instituições”, referiu o social-democrata.

O projeto, financiado por verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “é uma iniciativa experimental e inovadora no formato, baseando-se na filosofia ‘ageing in place’, que pretende manter os idosos o máximo de tempo possível no seu meio natural de vida,”, acrescenta Jaime Vieira.

“Durante este ano de 2022, prevê-se que 100 idosos possam ser abrangidos por este projeto-piloto do executivo açoriano”, adiantou Jaime Vieira, lembrando que “há um conjunto de responsáveis pela implementação do mesmo, que devemos saudar”, e sendo que a adesão ao “Novos Idosos” é feita “por concurso, o que nos garante critérios técnicos rigorosos”, disse o parlamentar.

“Cada pessoa passará a ter liberdade de escolha sobre o seu envelhecimento ativo na própria casa, mas não de forma isolada, caso não tenha família que o acompanhe, já que terá apoio nesse sentido”, acrescentou.

“Estamos perante mais uma iniciativa inovadora do Governo dos Açores, que poderá melhorar em muito as condições de vida de uma franja considerável da nossa população”, disse ainda Jaime Vieira.

O período de candidaturas ao projeto “Novos Idosos” abrirá no dia 27 deste mês, estando previstos dez dias úteis para que os interessados se possam candidatar.