Ensino Profissional. PSD/Açores exulta aumento de cursos e vagas para o próximo ano letivo

A deputada do PSD/Açores Guilhermina Silva elogiou hoje o aumento de cursos e de vagas para o Ensino Profissional no arquipélago, no próximo ano letivo, “um reforço que demonstra o bom trabalho que o Governo da Coligação está a fazer em prol da qualificação dos nossos jovens”, afirmou.

A social-democrata exulta “a abertura prevista de 42 cursos profissionais, com cerca de 800 vagas disponíveis para o ano letivo 2022/2023. Serão estes os números com que vão trabalhar as 17 escolas profissionais açorianas, ou seja com mais seis cursos e a perspetiva de mais alunos”, referiu.

“Esta nova realidade mostra a boa articulação e a ação conjunta do Governo da Coligação (PSD, CDS/PP e PPM) e das escolas profissionais, tendo em vista responder às necessidades do mercado, sem cursos repetidos e valorizando as escolhas laborais dos alunos que optam por aquela via de ensino”, adiantou.

Segundo Guilhermina Silva, a opção do governo “é bem clara, pois pretende criar oportunidades de formação, tanto no ensino regular como no ensino profissional, mas de forma complementar, e nunca em sobreposição. Tem havido essa articulação e as escolas têm sido, como bem referiu o governo, essenciais na sua dinamização”.

A deputada do PSD/Açores salientou ainda a intenção “clara” do executivo “de incentivar a autonomia e a sustentabilidade financeira das várias escolas profissionais da Região”, porquanto “já foi encomendado um estudo para se encontrar o melhor caminho, que vai beneficiar as escolas, num contraponto total face ao que os anteriores governos fizeram neste campo”, alertou.

“Em pouco mais de um ano e meio, este governo fez mais pelo Ensino profissional do que quase duas décadas e meia de governação socialista, tendo havido casos em que as escolas foram abandonadas à sua sorte, o que motivou situações muito difíceis de gestão, que ainda hoje carecem de cuidados”, disse ainda Guilhermina Silva.