Condições para as amas demonstram “compromisso social” do Governo dos Açores

A deputada do PSD/Açores Nídia Inácio disse hoje que as condições criadas para as amas da Região demonstram o “compromisso social” do Governo da Coligação, cujas políticas beneficiam as famílias açorianas, assim como quem desempenha aquelas funções “tão importantes e fulcrais em diversos agregados”, adiantou.

“Recentemente, o Governo anunciou a intenção de melhorar do estatuto remuneratório das amas, para além de que as famílias com crianças em amas vão ficar isentas do pagamento da mensalidade, e essa medida já vai constar do Plano e Orçamento para 2023”, lembrou a social-democrata.

“Na análise a uma petição que defende a criação de condições de acesso a contratos de trabalho e a regulamentação da carreira das amas, no âmbito das respostas da segurança social e das chamadas creches familiares, o Governo disse ‘presente’ para melhorar as condições de trabalho daquelas profissionais”, frisou Nídia Inácio.

Segundo a deputada do PSD/Açores, “estas são duas de um conjunto de medidas já anunciadas, como a intenção de tornar as creches gratuitas até ao final da legislatura, já que a isenção do pagamento das mensalidades deverá chegar ao 13.º escalão de rendimentos, abrangendo mais de 2 mil crianças açorianas”.

“Em cerca de ano e meio de vigência das suas medidas, este governo tem corrigido situações diversas, sendo que na área social as medidas criadas vão ao encontro das necessidades das pessoas. E essa é a prova de um trabalho contínuo e eficaz”, reforçou Nídia Inácio.

Ainda sobre a situação futura das amas na Região, “há uma procura pela dignificação e o melhoramento do seu estatuto remuneratório, sendo que as amas personalizam uma resposta social individual de que não podemos abdicar”, concluiu a social-democrata.