Skip to main content

A deputada do PSD/Açores Vitória Pereira enalteceu hoje a ação do Governo Regional que visa a conclusão do Empreendimento de Trás-os-Mosteiros, “resolvendo uma situação que se arrastava desde 2008, e aumentando a oferta de habitação em regime de arrendamento com opção de compra, na Ribeira Grande”.

“Trata-se de uma medida de reposição de justiça, face a uma situação que já se arrastava há vários anos e que os anteriores governos do PS foram incapazes de resolver”, disse a social-democrata, realçando que a solução do processo “era há muito esperada pelos habitantes da Ribeira Grande, um dos concelhos mais jovens do país”.

O Governo Regional adjudicou os serviços de elaboração do projeto para a conclusão do empreendimento de Trás-os-Mosteiros por um valor de 58 mil e 300 euros, “o que vai permitir aumentar, em 52 fogos, a oferta pública de habitação em regime de arrendamento, com opção de compra, e de acordo com a taxa de esforço das famílias”, frisou Vitória Pereira.

“Este foi mais um importante passo dado para os desígnios da política de habitação a que se propôs o atual governo dos Açores”, acrescentou a deputada, realçando que “o acesso à habitação é um direito universal, que deve ser garantido a todos os açorianos”.

A conclusão do empreendimento de Trás-os-Mosteiros permitirá esse acesso à habitação, “de forma justa e ao alcance dos rendimentos das famílias de todas as condições sociais”, sendo feita ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, adiantou.

“A escritura de aquisição ao Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) foi assinada a 11 de novembro de 2021, e permitiu aos contribuintes açorianos poupar cerca de 94 mil euros em encargos financeiros, através da compra mediante o pagamento de uma única prestação”, disse ainda Vitória Pereira.