PSD/Açores destaca que processo de ampliação da pista do Pico já está “em andamento”

O deputado do PSD/Açores Marco Costa destacou hoje o avanço do projeto da ampliação da pista do aeroporto do Pico, cujas verbas encontram-se inscritas no orçamento da Região para 2022. “O processo do Estudo de Impacto Patrimonial já está em andamento e saudamos este passo”, elogiou.

O parlamentar social-democrata falava na apresentação do projeto de resolução aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa dos Açores. Para Marco Costa, “o ano de 2022 ficará certamente marcado na história do Aeroporto do Pico”, representando “uma mais-valia para os Açores, e em particular para o Pico e o Triângulo”.

Marco Costa enalteceu o Governo Regional por “reconhecer a existência de interesse regional no projeto de expansão da pista do aeroporto do Pico, com o estabelecimento de medidas preventivas que condicionam as operações urbanísticas no plano do ordenamento e gestão do território”. Isto porque a paisagem da ilha do Pico é Património Mundial da UNESCO, “preocupação” que está a ser tratado pela tutela do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

O parlamentar exaltou por isso que “num ano e meio foram mais as decisões dos que nos últimos dois mandatos do Partido Socialista. Um processo evolutivo, após as várias oportunidades perdidas pelos anteriores governos socialistas”.

“Temos de confessar que temos dúvidas de que se o PS se mantivesse no poder poderíamos estar hoje neste plano de decisões”, frisou Marco Costa, salvaguardando que “podemos garantir que nos vamos manter na defesa do desenvolvimento do processo do Aeroporto do Pico, com responsabilidade e confiança”.