Ribeira Grande. Partido Socialista “sem credibilidade” para falar sobre Centro de Saúde

O PSD da Ribeira Grande considerou hoje que as preocupações sobre as condições de funcionamento do nosso Centro de Saúde, “manifestadas pelos vereadores socialistas na autarquia, são meramente enganadoras e revelam apenas esquecimento do passado recente”.

Os social-democratas recordam que, em 2014, “foi um Governo do PS que mandou encerrar o Serviço de Urgência do nosso Centro de Saúde no período noturno, perante o silêncio cúmplice do PS da Ribeira Grande”, avançam.

“Ao longo dos anos, os governos do PS permitiram a redução de valências, desativando os serviços de mamografia e ecografia, limitando os serviços de Raio-X ou transformando o laboratório de análises clínicas em posto de colheitas, para além da falta de enfermeiros e assistentes operacionais nos cuidados continuados e a desativação do serviço de pequena cirurgia, entre outros”, referem.

A concelhia do PSD lembra igualmente que, “passados 24 anos de poder socialista nos Açores, são bem visíveis as más condições em que se encontram muitos edifícios onde são prestados cuidados de saúde, e o Centro de Saúde da Ribeira Grande não foge à regra”.

“Mas a recente proposta dos vereadores do Partido Socialista, reclamando a construção de um novo edifício para aquela unidade de saúde, demonstra enorme falta de credibilidade”, pois “vir agora dizer que o nosso Centro de Saúde é uma sombra do que foi, ou que está desprezado e esquecido, é tentar apagar o passado e as responsabilidades políticas de quem se calou e fingiu não ver o que estava à vista de todos”, afirmam.

Para o PSD local, “a situação não se degradou apenas no último ano e meio”, afinal o Centro de Saúde da Ribeira Grande carece de uma solução ao nível das suas instalações e serviços “porque os sucessivos governos do PS o deixaram ao abandono e sem manutenção, esvaziando as suas valências, transformando-o quase num Posto de Saúde”, lamentam os social-democratas.

“Continuamos a defender a necessidade de uma nova estrutura para albergar o Centro de Saúde, uma vez que as atuais instalações deixaram há muito de ter condições para tal, mas nunca deixámos de denunciar os seus problemas e degradação, ao contrário do PS da Ribeira Grande, que escolheu sempre defender o Partido e o Governo em vez de defender os ribeiragrandenses”, acusam.