PSD/Açores destaca aumento de 11% da quota de goraz por ação do Governo Regional

O deputado do PSD/Açores Jaime Vieira destacou o aumento da quota de goraz para 666 toneladas por ação do Governo Regional junto das instâncias europeias, o que representa um reforço de 11% face ao ano passado.

“Esta boa notícia para os pescadores açorianos só é possível devido ao empenho do Governo dos Açores na defesa do sector e ao trabalho do Secretário Regional do Mar e Pescas, que possibilitou esta posição da Comissão Europeia”, afirmou o deputado social-democrata.

Segundo o parlamentar, “esta medida vai ao encontro das expectativas dos pescadores dos Açores, que assim têm possibilidade de aumentar significativamente os seus rendimentos através de uma gestão em corresponsabilização entre as diversas entidades envolvidas, para que sejam sempre os pescadores e o exercício de uma pesca sustentável a beneficiar de uma correta articulação entre todas as partes”.

“O grupo parlamentar do PSD/Açores associa-se assim a esta boa notícia para os Açores e para os pescadores e armadores açorianos, reforçando a contínua necessidade de prosseguir com políticas de verdadeira sustentabilidade no sector, numa relação de complementaridade entre a sustentabilidade económica e social”, referiu.

Jaime Vieira acrescentou que estes “bons resultados” obtidos pelo Governo dos Açores comprovam que “não têm razão de ser as tentativas constantes e recorrentes do PS de tentar desmerecer o trabalho do Executivo”.

“O Partido Socialista dos Açores procura insistentemente semear a discórdia entre os profissionais da pesca, julgando assim que prejudica o Governo Regional. Na verdade, o que o PS faz é prejudicar a boa gestão deste setor, pois olha apenas para os seus interesses político-partidários e não para o verdadeiro interesse da Região”, concluiu.