O deputado do PSD/Açores Marco Costa foi eleito coordenador do grupo de trabalho sobre as obras de reparação dos estragos provocados pelo furacão Lorenzo que fustigou os Açores a 2 de outubro de 2019, com a parlamentar social-democrata Vitória Pereira como relatora.
Relembre-se que a passagem do furacão provocou 255 ocorrências e 53 desalojados. Os prejuízos estimados superam os 300 milhões de euros, decorrentes de danos verificados em infraestruturas e equipamentos portuários, em redes viárias e outros equipamentos públicos, em habitações, nos setores das pesas e da agricultura, bem como no setor empresarial privado.
No caso particular da ilha das Flores, o porto comercial das Lajes das Flores ficou completamente destruído, implicando limitações e constrangimentos no abastecimento de bens e mercadorias, com especial incidência no Corvo, já que a ilha era abastecida através de uma embarcação de tráfego local com base operacional naquele porto, conforme ressalva o diploma que cria o grupo de trabalho.
A criação deste grupo de trabalho resulta da Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores nº 35/2021/A de 9 de julho. Este servirá sobretudo para acompanhamento e avaliação dos impactos, consequências diretas e indiretas dos processos de reabilitação, integrado no âmbito da Comissão Permanente de Economia.