O Parlamento açoriano aprovou ontem a proposta do PSD/Açores para a reconversão da conhecida ‘Casa da Balança’, em Vila Franca do Campo, em equipamento social, “uma infraestrutura que está ao abandono e que agora servirá a comunidade, porém mantendo a sua identidade”.
Segundo a deputada Sabrina Furtado, o imóvel “deve passar a ser um espaço de usufruto da comunidade Vilafranquense, com a devida adaptação para a criação de valências sociais, associativas ou recreativas públicas”. disse.
“Daí resultará um equipamento que sirva a comunidade, dando vida e preservando aquele importante património no concelho, que pertencia à SINAGA, que no âmbito do seu plano de recuperação pretendeu alienar a propriedade pertencendo neste momento à Região”, explicou Sabrina Furtado.
Sobre o jardim anexo, a deputada do PSD/Açores referiu que se propõe a criação no local “de um parque infantil, que sirva as valências sociais do edifício, mas também a própria comunidade de Vila Franca do Campo”, disse Sabrina Furtado.
O projeto de resolução apresentado pelos social-democratas lembrou ainda que a ‘Casa da Balança’ “está classificada no PDM como Espaço Verde, mantendo-se assim como área de auxílio às populações em caso de calamidade sísmica” acrescenta.
A ‘Casa da Balança’, conjunto arquitetónico de inestimável valor social, paisagístico, cultural e urbano, é uma marca da arquitetura industrial da ilha de São Miguel, ligando Vila Franca do Campo à história económica local e ao ciclo agroindustrial da produção de beterraba.