COFACO. Ação do Governo dos Açores garante pagamento de apoios sociais a ex-trabalhadores

O vice-presidente do PSD/Açores José António Soares saudou a ação do Governo Regional na defesa dos ex-trabalhadores da COFACO na ilha do Pico, que viram esta semana garantido o pagamento da majoração de apoios sociais que lhes era devida pela República.

“O PSD/Açores saúda a intransigente defesa dos direitos dos ex-trabalhadores da COFACO na ilha do Pico feita pelo Governo Regional, nomeadamente pelo seu Presidente, José Manuel Bolieiro, e pelo seu Vice-Presidente, Artur Lima”, afirmou o dirigente social-democrata.

José António Soares destacou igualmente a “atuação dos deputados do PSD na Assembleia Legislativa eleitos pelo Pico, dos dirigentes das comissões políticas concelhias da Madalena, São Roque e Lajes na defesa dos antigos trabalhadores da COFACO”.

“É também importante lembrar que foi por iniciativa do deputado do PSD na Assembleia da República Paulo Moniz que se criou um regime especial de majoração dos apoios sociais aos ex-trabalhadores da COFACO na ilha do Pico”, sublinhou.

O vice-presidente do PSD/Açores lembrou que o encerramento da fábrica da COFACO “afetou cerca de quatro por cento da população ativa da ilha do Pico, justificando, por isso, a adoção de medidas especiais de apoio”.

“A única forma de apoiar os ex-trabalhadores da COFACO era garantir que a majoração dos apoios sociais ficasse em letra de lei, como o mostrou a iniciativa dos deputados açorianos do PSD na República, determinando a majoração, em 20%, do valor do subsídio de desemprego, a duplicação da sua duração, assim como o acréscimo de 25% do abono de família e de 20% no rendimento social de inserção. Essa lei foi entrou em vigor em novembro de 2020”, lembrou.

O dirigente social-democrata acrescentou que, apesar da aprovação da lei que criou um regime de majoração dos apoios sociais aos ex-trabalhadores da COFACO, “o pagamento foi sucessivamente adiado pela República”.

“Finalmente, e porque o Governo Regional dos Açores nunca desistiu e foi persistente no diálogo com o Governo da República, foi cumprida a lei, tendo os ex-trabalhadores da COFACO recebido esta semana os apoios a que tinham legalmente direito”, disse o vice-presidente do PSD/Açores.