Skip to main content

Os candidatos da AD/Aliança Democrática à Assembleia da República Francisco Pimentel e Emanuel Sousa denunciaram hoje a continuada falta de recursos humanos da PSP na Região, uma situação “que tarda em ser resolvida pelo Governo da República, e que tem prejudicado claramente a nossa segurança”.

As declarações foram feitas após uma reunião com representantes da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), em Angra do Heroísmo, com os candidatos a falarem “de uma preocupante falta de recursos humanos, mas também falhas graves nos recursos materiais para aqueles profissionais possam prosseguir as suas funções e levar a cabo as missões que lhes são confiadas”, referiram.

“O que ouvimos, vai ao encontro de tudo que nos é dito, também noutras áreas, sobre a atuação da administração central e do Governo da República, relativamente aos seus efetivos na Região, neste caso os da PSP”, adiantam Francisco Pimentel e Emanuel Sousa.

“Isto para além de questões como a evolução na carreira e o estatuto remuneratório, assim como o subsídio de insularidade/remuneração complementar, que não é aplicável aos agentes da PSP, que são trabalhadores específicos da área da segurança pública”, explicaram.

Enquanto candidatos à Assembleia da República “compete-nos fazer este levantamento sobre as várias necessidades efetivas dos serviços tutelados pelo Governo da República nos Açores e os deficits correspondentes que o Executivo tem mostrado para lhes fazer face”, afiançam os candidatos da AD/Aliança Democrática.

“Será depois nossa competência, enquanto deputados no Parlamento português, alertar o Executivo sobre estas realidades, e mesmo pressionar o Governo para que cumpra com a Região todas as suas obrigações, nomeadamente em termos de segurança e dando-nos mais profissionais nessa área, e com meios para que possam cumprir as suas funções”, concluem Francisco Pimentel e Emanuel Sousa.