O cabeça de lista da AD/Aliança Democrática (PSD/CDS-PP/PPM) às eleições legislativas nacionais, Paulo Moniz, defendeu que o Estado deve dar o “mesmo tratamento” a todas as ilhas dos Açores, porque todos os açorianos são “portugueses de pleno direito” e devem poder aceder a serviços do Estado sem ver diminuídos os seus direitos de cidadania.
“Em ilhas como o Corvo faltam serviços fundamentais do Estado na área da Justiça. São reivindicações fundamentais a que só a coesão e uma dimensão verdadeiramente nacional da presença do Estado nos Açores pode responder. É muito importante que todas as ilhas tenham a mesma atenção do Estado, para que os seus cidadãos sejam portugueses de pleno direito, independentemente do local onde vivam”, afirmou o candidato da AD/Aliança Democrática, em declarações à comunicação social, no final de uma visita à ilha do Corvo.
Paulo Moniz, que esteve acompanhado pelo também candidato João Mendonça, salientou que, na ilha do Corvo, “ter acesso a um notário numa base regular é muito difícil, por não existir este serviço em permanência”, e que a participação dos corvinos em processos judiciais é “muito penosa”.
“Sendo o Corvo a única ilha que não dispõe de tribunal, a participação dos cidadãos em ações judiciais é muito difícil, porque obriga a deslocações constantes. A criação de condições para que os corvinos possam aceder à Justiça com segurança, sigilo e dignidade é uma obrigação da República que deve ser atendida”, sublinhou.
O candidato da AD/Aliança Democrática à Assembleia da República lembrou que existem “serviços fundamentais” como o Ministério Público “não estão disponíveis em várias ilhas dos Açores para atender às diligências que são necessárias a fazer”.
Paulo Moniz acrescentou que iniciou a campanha eleitoral na ilha do Corvo porque os deputados à Assembleia da República eleitos pela AD/Aliança Democrática “dão a mesma importância a todas as ilhas dos Açores”.
“Todas as ilhas merecem a mesma atenção e a mesma relevância no tratamento das suas dificuldades”, afirmou o cabeça de lista da AD/Aliança Democrática.