O deputado do PSD/Açores Paulo Gomes defendeu hoje melhorias nas lotas de São Mateus e Praia da Vitória, na ilha Terceira, tendo questionado o Governo Regional sobre a disponibilidade do Executivo para “proceder a obras naquelas duas infraestruturas”.
Em requerimento enviado ao Parlamento, o social democrata frisou que o setor das Pescas “possui um papel relevante na economia dos Açores, sendo preponderante para muitas comunidades”, e numa delas, a de São Mateus da Calheta, na Ilha Terceira, “as Pescas constituem o sustento de várias famílias”, disse.
Segundo Paulo Gomes, e atendendo ao aumento do número de embarcações e ao crescimento verificado no peixe descarregado, “a lota de São Mateus da Calheta encontra-se subdimensionada”.
“Ali foram descarregadas, de 2016 até 30 novembro deste ano, 3 mil e 600 toneladas de pescado – com um valor de mercado a rondar os 20 milhões euros”.
Relativamente à lota da Praia da Vitória, “é o espaço disponível para armazenamento de frio que apresenta limitações que condicionam a sua capacidade”, avança o deputado, sublinhando que, “no mesmo período, aquela lota recebeu 2 mil e 600 toneladas de pescado, cujo valor de mercado foi superior a 12 milhões de euros”.
“Em conjunto, as lotas de São Mateus da Calheta e da Praia da Vitória movimentaram, desde 2016, mais de seis mil toneladas de pescado, com um valor em lota acima de 32 milhões de euros”, reforça Paulo Gomes.
“Daí que tenha questionado o Governo Regional sobre o subdimensionamento, face às quantidades de pescado descarregadas, da lota de São Mateus, assim como face às limitações do espaço para armazenamento de frio na lota da Praia da Vitória”, acrescentou.
O deputado social democrata eleito pela Terceira mostra-se “ciente de que este executivo de coligação está disponível para proceder a obras de intervenção em ambas as lotas, dotando-as de melhores condições, dadas as insuficiências expostas”, concluiu.