Comunicado do Grupo Parlamentar do PSD/Açores

Na sequência da divulgação pública de uma carta endereçada pelo deputado Vasco Cordeiro ao Presidente do Governo Regional, vem o grupo parlamentar do PSD/Açores manifestar o seguinte:

Em mais uma tentativa de aproveitamento político da situação pandémica, o deputado Vasco Cordeiro caiu agora no ridículo de apresentar um conjunto de propostas fictícias, que mais não são do que medidas já concretizadas ou anunciadas pelo Governo Regional.

É muito fácil vir agora propor aquilo que o atual Governo dos Açores já está a fazer. O que se esperava do deputado Vasco Cordeiro era que dissesse aos açorianos o que faria de diferente no combate à pandemia – tinha essa obrigação. Mas face às propostas fictícias que apresentou, já se percebeu que o deputado Vasco Cordeiro nada faria de diferente em relação à estratégia do Governo dos Açores.

Aliás, há poucas semanas, no debate do Orçamento da Região para 2022, o deputado Vasco Cordeiro e o Partido Socialista tiveram oportunidade de apresentar propostas concretas para o futuro da Região. Lamentavelmente, não apresentaram uma única proposta, algo inédito na história da Autonomia.

Uma das propostas fictícias do deputado Vasco Cordeiro diz respeito ao reforço da testagem, algo que o Governo dos Açores já pôs em prática nas últimas semanas, como se comprova pelo aumento de testes face a um aumento da transmissibilidade da variante Ómicron. Só na véspera de Natal foram realizados cerca de 2.200 testes na Região, incluindo uma operação de testagem aberta a toda a população da ilha de São Miguel.

Recorde-se que foi o atual Governo dos Açores que iniciou as operações de testagem massiva, um processo que o Partido Socialista chegou a classificar, imagine-se, de ‘show off’.

Outra das propostas fictícias do deputado Vasco Cordeiro é relativa à identificação de cadeias de transmissão, como se alguma vez esta tivesse deixado de ser feita. Diariamente, o Serviço Regional de Saúde faz a avaliação epidemiológica aos contatos de alto risco, de baixo risco, de primeira e de segunda linha. Dizer o contrário é promover a desinformação. O que este Governo Regional não faz é esconder a existência de transmissão comunitária, como fez a governação socialista.

O deputado Vasco Cordeiro completou o seu conjunto de propostas fictícias com algumas considerações vagas sobre a vacinação contra a Covid-19 de crianças entre os 5 e os 11 anos, apesar do Secretário Regional da Saúde já ter anunciado que o processo irá arrancar no início de janeiro. O que o deputado Vasco Cordeiro, certamente por desconhecimento, recusa perceber é que, desde o início da vacinação, o Governo dos Açores priorizou o processo para os grupos de risco, que podem desenvolver casos graves da doença quando contagiados, como são os idosos que necessitam de uma dose de reforço.

O PSD/Açores lamenta ainda que o deputado Vasco Cordeiro tenha tentado promover a desinformação acerca dos custos dos testes nas unidades de saúde da Região. O deputado Vasco Cordeiro quis, deliberadamente, enganar os açorianos, pois sabe que nunca nenhum contacto de alto ou baixo risco foi obrigado a pagar o que quer que fosse para ser testado.

O que a portaria em causa – publicada há 10 meses – permitiu foi que qualquer utente que esteja numa ilha sem laboratórios privados e necessite, por motivos pessoais ou profissionais, ser testado, o possa fazer nas Unidades de Saúde dessas ilhas. Quando o Partido Socialista governava, estes utentes tinham de deslocar-se a outra ilha para fazer um simples teste PCR.

Em suma, o deputado Vasco Cordeiro limita-se a exibir um conjunto de propostas fictícias, dizendo ao Governo dos Açores que este faça o que já está a fazer, e tenta, irresponsavelmente, fomentar a desinformação sobre questões relacionadas com a pandemia.