Governo empenhado na consolidação do estatuto ambiental dos Açores

O deputado do PSD/Açores Marco Costa considerou hoje que o novo governo regional “está empenhado na consolidação do estatuto ambiental de uma região como a nossa”, mostrando sensibilidade “em cada ação que leva a cabo”, considerou.

Após a aprovação do Plano e Orçamento para 2022, o social democrata garante que “o governo vai prosseguir o seu trajeto, honrando os compromissos assumidos no programa eleitoral, nomeadamente os compromissos plurianuais, como os projetos LIFE, que nos dão meios para a consolidação do estatuto ambiental dos Açores”, referiu.

“O Plano para 2022 prossegue com a implementação de medidas de mitigação e adaptação para as alterações climáticas”, disse o deputado, salientando que o Governo dos Açores “intensifica as suas ações com o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica em 2050, através do Roteiro para a Neutralidade Carbónica”.

“Da mesma forma, haverá um aumento de 45% nas verbas para a área das Alterações Climáticas, com a execução dos projetos LIFE, mas também com a execução das verbas do REACT-EU, já negociadas por este executivo, com 7,5 milhões de euros para recuperação dos Centros de Processamento de Resíduos”, referiu.

Marco Costa ressalva que “essa é, aliás, uma herança de difícil resolução, pois o volume de investimento necessário para a requalificação daquelas infraestruturas é elevado, dada a necessidade de corrigir a sua tecnologia”.

O social democrata alertou ainda para a revisão de diversos diplomas da área ambiental, “que não estão esquecidos”, como os Planos de Gestão dos Recursos Hídricos, “que são fundamentais para os Açores, pois assegura continuidade às decisões estratégicas deste governo, que dá a maior atenção aos apoios para a conservação de paisagens protegidas”, concluiu.