Faial. PSD questiona Governo sobre “década sem manutenção” de instalações desportivas

A deputada do PSD/Açores Salomé Matos questionou o Governo Regional sobre a necessidade de serem efetuadas obras de reparação de instalações desportivas na ilha do Faial, lembrando que a degradação dos imóveis resulta de uma “década sem manutenção”.

“A falta de manutenção do Complexo Desportivo Manuel de Arriaga – construído em 2007 – a que assistimos na última década culminou na constatação, ao longo do último ano, da evidente degradação de diversas estruturas metálicas e em alvenaria no interior e exterior do edifício, da necessidade de substituição de parte do piso de madeira, bem como da presença de infiltrações pluviais através de fissuras ou por acumulação de água nos diversos patamares deste edifício”, afirmou Salomé Matos.

Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, a deputada social-democrata alertou também para o estado da cobertura do Pavilhão Desportivo da Horta, “que se encontra em estado bastante degradado, apresentando na sua estrutura diversos elementos metálicos com sinais evidentes de corrosão avançada, entrada de água através dos tetos com presença visível desta em inúmeros locais no piso, bem como estrutura elétrica em más condições”.

“Este conjunto de situações indiciam uma descuidada ou quase inexistente manutenção durante a última década, apesar dos constantes alertas da população faialense”, sublinhou.

Segundo Salomé Matos, as instalações desportivas em causa “apresentam-se no limite da sua capacidade instalada e denotam problemas de manutenção, o que dificulta a resposta às solicitações dos estabelecimentos de ensino no que diz respeito à lecionação da disciplina de Educação Física e a implementação do desporto escolar”.

A deputada do PSD/Açores eleita pela ilha do Faial acrescentou que, de acordo com o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil da Horta, o Complexo Desportivo Manuel de Arriaga e o Pavilhão Desportivo da Horta estão identificados como áreas de auxílio às populações em caso de calamidade.

A parlamentar social-democrata questionou o Governo Regional no sentido de saber se estão previstas obras de reparação de instalações desportivas em causa, face à “crescente degradação dos imóveis herdada da governação socialista”.