Cultura. Governo açoriano atento à preservação do Património

A deputada do PSD/Açores Elisa Sousa elogiou a atenção do governo regional “para a defesa e valorização do Património, sobretudo a conservação e reparação de infraestruturas ligadas à Cultura, garantindo ainda um aumento de 6,1% nas verbas para a dinamização de atividades culturais”.

A social democrata falava durante a discussão do Plano e Orçamento para 2022, onde sublinhou “o apoio à conservação e reparação de imóveis classificados, como o protocolo com a Diocese para a recuperação das Igrejas danificadas pelo sismo de 1998, assim como os apoios à candidatura de Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura e ao Património Baleeiro”.

“Igualmente esperamos ver terminada a instalação dos equipamentos no Cinema de Santa Maria e o arranque da requalificação da Casa do Diretor no Aeroporto em Santa Maria”, acrescentou.

Elisa Sousa lembrou que, em 2020, “os eventos culturais foram praticamente inexistentes ou existiram apenas de forma virtual, mas assistimos, felizmente, em 2021, a uma gradual retoma das mais diversas formas de manifestações culturais”.

Assim, e da atividade tutelada pelo governo açoriano, a social democrata destacou “o Programa ‘Ler Açores’, o Programa ‘Cultura Açores’ e a ‘Temporada Cultural’, assim como a criação do Programa ‘Epicentros de Cultura’, o Festival ‘9 Musas’ ou a continuidade da candidatura a Património da UNESCO da Viola da Terra”.

Elisa Sousa disse ainda que “este governo, e os partidos que o suportam, reconhecem a importância dos agentes culturais na sua promoção, produção e divulgação, sendo que todos nós gostaríamos que as verbas inscritas fossem outras”.

“Mas este é o orçamento possível tendo em consideração a herança deixada pelo Partido Socialista, pois, nesta e noutras áreas de governação, os valores poderiam ser tanto maiores quanto menores fossem as dívidas deixadas na SATA e na Saúde pelos sucessivos Governos do PS”, concluiu.