PSD/Açores desafia Vasco Cordeiro a explicar “calotes” de 2014 em obras portuárias

O líder parlamentar do PSD/Açores, Pedro Nascimento Cabral, desafiou Vasco Cordeiro a explicar os “calotes” em obras portuárias referentes a 2014, no valor de quase meio milhão de euros, que foram pagos esta semana pelo atual Governo Regional da coligação PSD/CDS-PP/PPM.

“Os senhores deputados Vasco Cordeiro, na altura Presidente do Governo, e Sérgio Ávila, então Vice-Presidente com a tutela das Finanças, não pagaram quase meio milhão de juros de mora de obras de 2014, pagas esta semana pelo atual Governo”, afirmou Pedro Nascimento Cabral, na Assembleia Legislativa dos Açores, num debate de urgência sobre investimento público.

O presidente da bancada social-democrata falava sobre a decisão do Governo Regional de proceder ao pagamento de faturas em atraso das empreitadas de ampliação do Porto de Pesca de Rabo de Peixe e de melhoramento da operacionalidade do Porto da Povoação.

“Trata-se de obras lançadas em 2012 e de faturas de 2014, cujo pagamento só agora foi feito, por este Governo Regional, após notificação judicial. Porque é que os senhores deputados Vasco Cordeiro e Sérgio Ávila, enquanto estavam no Governo, não pagaram estas obras e deixaram os empreiteiros com esses calotes”, questionou.

Os visados recusaram responder à pergunta feita por Pedro Nascimento Cabral, nada tendo explicado sobre a falta de pagamento de faturas de 2014 relativas às empreitadas de ampliação do Porto de Pesca de Rabo de Peixe e de melhoramento da operacionalidade do Porto da Povoação.