Paulo Moniz aponta soluções de cooperação para uma Europa mais forte

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República Paulo Moniz considerou hoje, em Estrasburgo que, “do trabalho comum para construir uma economia autónoma e soberana, empreender uma transformação digital ética e segura, e proteger o nosso ambiente, sairá uma Europa, também nestas áreas, mais forte”.

Participando em mais uma sessão plenária da Conferência sobre o Futuro da Europa em representação do grupo parlamentar do PSD na Assembleia da República, o social democrata avançou que “estes são alguns dos desafios atuais, cabendo às instituições políticas, nacionais e europeias, a grande responsabilidade de transformar em ações concretas os anseios e sugestões destes fóruns, não permitindo que a esperança desfaleça e que a deceção ou o esquecimento sobressaiam”, frisou.

Segundo Paulo Moniz, “cada um destes Painéis de Cidadãos Europeus é uma realização concreta, em que cada participante é convocado a refletir e a propor soluções para vencermos os desafios que, com ambição, escolhemos”, disse.

“Escolhamos com determinação, convicção e confiança o caminho da união pelo sucesso, pelo futuro e por nós todos”, acrescentou o deputado açoriano, que é vice-presidente da Comissão de Assuntos Europeus.

Na sua intervenção, Paulo Moniz citou mesmo o político e estadista Robert Schuman que, em 1950, “disse que a Europa não se fará de uma só vez, nem de acordo com um plano único. Far-se-á através de realizações concretas que criarão, antes de mais, uma solidariedade de facto”.