Pedro Nascimento Cabral destaca papel das filarmónicas na preservação das tradições

O candidato do PSD/Açores à presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, destacou o papel das filarmónicas na preservação da cultura de cada freguesia, lembrando que as tradições são “tudo aquilo que nos distingue dos outros povos”.

“As filarmónicas, os grupos de folclore, as festividades religiosas, os foliões, as cantorias populares, assim como todas as nossas tradições culturais, são tudo aquilo que nos distingue dos outros povos. Todos estes valores das nossas comunidades têm de ser constantemente acarinhados pelas entidades públicas”, afirmou, após um encontro com responsáveis pela Banda Filarmónica dos Fenais da Luz.

Segundo Pedro Nascimento Cabral, “muitas vezes, injustamente, estas instituições são deixadas para trás perante novas formas de expressão artística, que, apesar de também terem o seu espaço, não substituem as nossas expressões culturais mais antigas”.

“Não podemos deixar para segundo plano aquilo que é nossa marca identitária no país e no mundo”, acentuou.

De acordo com o candidato social-democrata, “o concelho de Ponta Delgada é riquíssimo no número de bandas filarmónicas e estas constituem verdadeiras escolas de aprendizagem de música, formando jovens desde tenra idade, valorizando as populações das freguesias em que se inserem e assegurando a preservação e manutenção dessa tradição”.

No entender de Pedro Nascimento Cabral, “o poder local tem o desígnio de apoiar essas instituições, que desempenham um papel fundamental na preservação das nossas tradições”.

“O apoio a essas instituições vai continuar a fazer parte da política cultural da Câmara Municipal de Ponta Delgada. Pretendemos promover espetáculos com as filarmónicas como forma de animação das nossas freguesias”, garantiu.

O candidato do PSD/Açores à presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada acrescentou que as bandas filarmónicas “afastam os jovens de comportamentos de risco e constituem um complemento à sua formação regular”.