A Comissão Política de Ilha do PSD/Faial congratulou-se “com o reforço anunciado pela companhia aérea açoriana no número de voos e de lugares entre a Horta e Lisboa, nos meses de julho e agosto”.
A Azores Airlines, que assegura as ligações do Faial para o exterior da região, vai aumentar o número de ligações na rota Lisboa-Horta, com mais um voo semanal a acrescer ao último anúncio relativamente ao Verão IATA, totalizando dez voos semanais entre 27 de julho e 17 de agosto.
Nas ligações inter-ilhas, haverá também um reforço de 14 rotações entre São Miguel e o Faial, e outras 14 rotações entre a ilha das Flores e o Faial.
Os social democratas faialenses registam “a disponibilidade para o diálogo que tem vindo a ser praticada pela Administração da Sata/Azores Airlines e a capacidade de resposta demonstrada com o reforço de ligações”.
No mesmo sentido, “enaltece-se o trabalho que tem sido desempenhado pelos movimentos cívicos ligados às acessibilidades e pelos empresários do setor turístico”.
Neste caso concreto, regista-se “a capacidade de trabalho e a proatividade dos agentes de viagens com sede na ilha do Faial, que têm sabido conduzir de forma exímia o trabalho de articulação com os responsáveis da companhia aérea, num modelo de acompanhamento permanente da relação entre a oferta e a procura, com vista à disponibilização atempada da resposta, que é especialmente relevante no atual contexto pandémico, mas que poderá constituir-se como um excelente exemplo para o futuro”, referem.
Para o PSD/Faial, esta é a prova de que “o trabalho acertado é muito mais importante do que ações de show-off. E os resultados são muito mais eficazes”.
O PSD/Faial reitera, hoje como no passado, “a necessidade de uma verdadeira estratégia de promoção da rota, que permita ir ao encontro das necessidades do mercado”.
Apesar de a mobilidade e o turismo ainda estarem muito condicionados pela evolução pandémica, a CPI do PSD/Faial considera benéfica a procura que se tem vindo a assistir no destino Faial e salienta a entrada em vigor do Certificado Digital Covid, assim como todos os procedimentos de testagem a quem chega à região como dados geradores da confiança da população Faialense.
De recordar que o processo de vacinação decorre a bom ritmo, o que contribui para afirmar, cada vez mais, a ilha do Faial como destino seguro e alavancar a retoma turística e económica na ilha.