O candidato do PSD/Açores à Câmara Municipal da Madalena, José António Soares, sublinhou que o concelho a que preside “foi o que mais cresceu em todo o arquipélago na última década”, tendo sido o único a registar um crescimento de população residente (4,7%), conforme os dados preliminares dos Censos 2021.
“O concelho da Madalena passou de 6049 residentes para 6332 nos últimos dez anos, enquanto os Açores perderam no geral 4,1% de população residente, desde 2011”, disse, lembrando que foi ainda o município do país “que registou o maior aumento do número de alojamentos destinados à habitação (13,5%)”.
Recandidato a um terceiro mandato, o social-democrata destaca que “olhando o passado, podemos avaliar o presente, identificando o quanto construímos, com a certeza de que, na estrada que nos conduz ao futuro, assumimos já um lugar de destaque, na nossa região”, garantiu.
José António Soares assumiu, na apresentação da sua candidatura, a aposta “no conhecimento e no progresso do concelho”, anunciando a criação do centro empresarial da ilha do Pico, que será “um hub de inovação e um verdadeiro ecossistema empreendedor”, disse.
O social-democrata defende que a criação do centro empresarial na ilha do Pico “deve ter uma estratégia tripartida, que integre “diferentes polos”, numa “aposta clara que o PSD tem para desenvolver a Madalena”.
Assim, José António Soares quer ver lançada uma incubadora de empresas, “a Start Up Pico”, cujo projeto final está já a ser ultimado, “através de uma parceria entre a Escola Profissional do Pico e a Universidade da Beira Interior”, disse o candidato e atual presidente daquele município picoense.
Outra das propostas passa “pela requalificação e crescimento da zona industrial da Madalena, uma realidade que será fundamental para acolher as futuras empresas, numa fase pós-incubação”, referiu o candidato, que aponta ainda “a conclusão do novo polo de expansão industrial do concelho”, na freguesia das Bandeiras”.
“Aí teremos um grande complexo, inserido numa área total de 66 mil metros quadrados, que vai permitir a instalação de empresas de grande dimensão, gerando mais emprego e mais riqueza para o nosso concelho e para as nossas famílias”, adiantou.
José António Soares explanou mais iniciativas para a Madalena, que passam “por transformar toda a frente mar da Vila, através do Caminho das Azorinas”, obra que vai arrancar ainda este mandato “criando uma fantástica área de lazer e um caminho pedonal e ciclável ao longo da linha de costa”, explicou.
O social-democrata disse ainda que vai reivindicar junto do Governo Regional o “reordenamento de toda a zona portuária da Madalena e a construção da Marina do concelho”.