Jaime Vieira felicita “rápida atuação” do Governo dos Açores no apoio aos pescadores

O deputado do PSD/Açores Jaime Vieira felicitou a “rápida atuação” do Governo Regional ao anunciar que está em preparação um apoio extraordinário aos pescadores, na sequência de uma iniciativa parlamentar dos social-democratas.

“Face aos compromissos agora assumidos pelo Governo Regional, o projeto de resolução do PSD não só cumpriu o seu objetivo de criação de um apoio extraordinário aos pescadores, como motivou o Governo a ir mais além. Enquanto representantes eleitos pelos açorianos, ficamos satisfeitos sempre que são tomadas medidas concretas a favor das pessoas”, afirmou o social-democrata, na Assembleia Legislativa dos Açores.

Jaime Vieira salientou o anúncio, feito pelo Secretário Regional do Mar e das Pescas, de que “está a ser preparada uma portaria para criar um apoio extraordinário aos profissionais da Pesca, o que corresponde precisamente ao que o PSD propõe nesta proposta”.

“Este projeto de resolução cumpriu, assim, o seu primeiro e único objetivo, que é ajudar os pescadores açorianos”, frisou.

O deputado do PSD/Açores acrescentou que, “para além do anúncio do apoio extraordinário aos pescadores, o Governo Regional assumiu também o prolongamento por mais de um mês da isenção da taxa em lota, beneficiando assim toda a fileira da pesca, da produção à comercialização”.

“Trata-se de mais uma importante medida de apoio ao setor das Pescas dos Açores”, disse.

Recorde-se que o PSD/Açores entregara no Parlamento uma iniciativa legislativa que recomendava ao Executivo a criação de um apoio extraordinário à redução de rendimentos na pesca profissional, de forma a apoiar as comunidades piscatórias mais afetadas pela pandemia.