Economia dos Açores em terreno positivo pela primeira vez desde março de 2020

O deputado do PSD/Açores António Vasco Viveiros destacou que a economia regional entrou em terreno positivo pela primeira vez desde março de 2020, tendo salientado o contributo dos apoios do Governo Regional às empresas para esse resultado.

“O grupo parlamentar do PSD/Açores manifesta satisfação com os dados do Indicador de Atividade Económica, que revelam um aumento de 0,8%, ou seja, o primeiro valor positivo desde o início da pandemia. Pela primeira desde março de 2020, a economia regional entra em terreno positivo”, afirmou o social-democrata.

O parlamentar, que falava após a divulgação, pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores, do Indicador de Atividade Económica referente ao mês de maio de 2021, sublinhou que os apoios do Governo Regional às empresas têm sido “essenciais” para a recuperação da atividade económica.

“As medidas de apoio às empresas têm sido relevantes, sendo que o Programa APOIAR.PT Açores, implementado pelo Governo Regional desde janeiro de 2021, já injetou nas empresas a fundo perdido cerca de 20 milhões de euros. E o Programa de Apoio aos Custos Operacionais injetou cerca de três milhões de euros. Estes apoios têm-se revelado essenciais para a manutenção no mercado de muitas empresas”, frisou.

António Vasco Viveiros destacou também outros indicadores que “demonstram a melhoria da situação económica, ainda que com todas as dificuldades ou reservas decorrentes da pandemia”.

“São exemplos de relevo os indicadores do aumento do consumo de cimento nos últimos três meses em cerca de 26%, do consumo de energia elétrica em cerca de 9% ou do índice de vendas a retalho com um crescimento de 5%”, disse.

O deputado do PSD/Açores acrescentou que, “em matéria de apoios no âmbito do emprego, as políticas públicas têm sido muito relevantes para a manutenção do emprego e do combate à precaridade”.

“Acreditamos que o caminho da recuperação possa manter um trajetória positiva, graças a políticas públicas ajustadas, quer pela via dos apoios diretos às empresas, quer pelas políticas fiscais que contribuem para a redução dos custos de contexto. A este propósito, são de destacar a redução da taxa normal do IVA, em vigor desde 1 de julho, e a criação da ‘Tarifa Açores’, cujo sucesso está a gerar um impacto muito positivo no turismo interno”, afirmou.

Segundo o parlamentar social-democrata, os recentes indicadores económicos positivos “desmentem claramente o discurso catastrofista do Partido Socialista e de Vasco Cordeiro”.

“O enorme esforço dos empresários e trabalhadores açorianos, apoiado pelas medidas deste Governo Regional, começa a dar frutos. Enquanto Vasco Cordeiro e o Partido Socialista insistem na política do ‘quanto pior, melhor’, a realidade desmente-os, já que os indicadores estatísticos apontam para uma retoma da atividade económica, para a qual têm contribuído as medidas implementadas pelo Governo Regional”, concluiu.