Paulo Moniz questiona Ministro sobre falta de sistema de vigilância de costa nos Açores

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República Paulo Moniz questionou o Ministro da Administração Interna sobre a instalação de postos de vigilância de costa no arquipélago, lembrando que é a única região costeira do país que ainda não dispõe de tal sistema.

“Os Açores são a única região do país que não é abrangida pelo sistema de vigilância de costa. Já foram feitos os estudos prévios das possíveis localizações para a instalação dos radares e dos sistemas óticos que compõem a vigilância de costa. Pretendemos saber, em concreto, quando é que estes sistema vai ser implantado nos Açores”, afirmou o social-democrata, numa audição na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Segundo Paulo Moniz, “existem meios financeiros disponíveis, nomeadamente no âmbito da componente ambiental do Programa de Recuperação e Resiliência, para avançar com a instalação do sistema de vigilância de costa nos Açores”.

“Importa saber com rigor quando é que este sistema vai ser implementado, porque é que até à data o que existe são estudos e meras intenções. Exige-se que o Governo diga quando irão ser lançados os procedimentos, quando é que arranca o concurso e para quando se prevê a concretização deste importante sistema de vigilância nos Açores”, frisou.

Para o deputado açoriano, é “imperativo” que sejam instalados nos Açores postos fixos do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da Unidade de Controlo Costeiro da GNR, garantido mais meios para o combate ao narcotráfico e à proteção ambiental.