Parlamento aprova promoção da transparência na recuperação dos prejuízos do Furacão Lorenzo

O deputado do PSD/Açores Bruno Belo destacou hoje a aprovação unânime, no Parlamento, da proposta do partido que recomenda ao Governo Regional a apresentação de um relatório trimestral sobre a recuperação dos danos provocados pelo Furacão Lorenzo.

O social democrata disse ficar assim assegurada “a transparência total sobre a execução financeira e material dos investimentos destinados a recuperar os prejuízos do Lorenzo”, sendo que os relatórios serão analisados pela Comissão de Economia da Assembleia Legislativa dos Açores.

“Passado ano e meio da passagem do Furacão Lorenzo, iniciaram-se investimentos destinados a recuperar os estragos efetuados que necessitam de acompanhamento e fiscalização do Parlamento dos Açores”, considerou Bruno Belo.

“É fundamental que o Parlamento conheça, ao pormenor, a natureza de todos os investimentos, bem como a sua grandeza numa ótica de total transparência Deve ainda acompanhar de forma efetiva o ponto de situação dos procedimentos administrativos, assim como toda a execução financeira e material dos investimentos”, reforçou.

Bruno Belo recordou “o incumprimento, face ao que foi prometido, quando o anterior Governo Regional anunciou uma transferência de 20 milhões de euros da República, ainda em 2019, e uma outra, de igual valor, já em 2020, que não foi efetuada. São essas informações que, com todo o rigor e transparência, o Parlamento dos Açores tem de conhecer, para agir em conformidade”, afirmou.

Em outubro de 2019, a passagem do Furacão Lorenzo deixou um rasto de destruição nos Açores, em particular nas infraestruturas marítimas e em especial no Porto Comercial das Lajes das Flores.

Das verbas destinadas à reparação dos estragos provocados pelo furacão Lorenzo, a maior parte está reservada à recuperação de infraestruturas e equipamentos portuários, entre os quais se destaca a construção do novo Porto das Lajes das Flores.