Skip to main content

O Parlamento açoriano aprovou hoje por unanimidade um projeto de resolução do PSD para que o Governo Regional dê absoluta prioridade à remoção total de amianto dos edifícios escolares da rede de ensino público da Região.

Conforme foi explicado pelo deputado Joaquim Machado, o processo de remoção de amianto das escolas “é um assunto de máxima importância, pelo que deve ser dada total prioridade à resolução de um problema que o anterior Governo Regional não resolveu”, disse.

Segundo a iniciativa social democrata “A remoção de amianto dos edifícios de uso público é essencial, dada a toxicidade daquele material e o perigo que representa para a saúde”, frisou o parlamentar, alertando que “12 anos após o início deste processo na Região, ainda existem escolas cujos edifícios apresentam fibras de amianto, devido ao incumprimento da lei pelo anterior executivo”, afirmou.

Recorde-se que a anterior tutela se comprometeu, “a debelar a situação, até final de 2017. E em julho de 2019 esgotou-se o tempo previsto, uma década, sem que tivessem sido iniciadas as obras de remoção do amianto em três escolas: Rabo de Peixe, Arrifes e Lagoa”, sublinhou o deputado.

“Chegados ao fim de mais uma legislatura, e da governação socialista, ainda decorrem as empreitadas das escolas de Rabo de Peixe e das Capelas, nesta última com um atribulado processo que faz prolongar as obras até abril do próximo ano. E ainda não se verificou o arranque das obras na escola dos Arrifes, enquanto que na Lagoa apenas foi substituída uma das seis coberturas existentes com incorporação de amianto”, acrescentou Joaquim Machado.

“Caberá assim ao atual Governo Regional conferir absoluta prioridade às empreitadas de obras públicas de remoção de estruturas com amianto em estabelecimentos de ensino. Porque a saúde dos alunos, professores, pessoal não-docente e demais membros da comunidade educativa deve estar em primeiro lugar”, concluiu o social democrata.