Terceira. Novo governo assegura projetos e serviços estruturantes para a ilha

O deputado do PSD/Açores Rui Espínola sublinhou, durante a discussão do Plano e Orçamento para 2021, que o novo governo “assegurou um conjunto de projetos e serviços estruturantes para a Ilha Terceira e para a Região, rompendo com o que os executivos socialistas faziam há quase duas décadas e meia”.

O destaque natural vai para a área da saúde, com a ativação do Serviço de Radioterapia no Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), que se iniciará em setembro, e o projeto para o novo laboratório do Serviço Especializado de Epidemiologia e Biologia Molecular (SEEMBO).

“Eram duas reivindicações antigas, que as governações socialistas não conseguiram concretizar, e que este governo, de forma estratégica e corajosa, vai implementar, pois são necessidades prementes, que visam servir melhor a população da Terceira e dos Açores”, considerou o social democrata.

A ativação do Serviço de Radioterapia na Terceira “é um compromisso plasmado no programa do Governo e assumido pelos partidos da coligação, numa lógica de coesão regional e territorial, mas também aproveitando e valorizando as potencialidades e a capacidade instalada em cada uma das nossas ilhas”, acrescentou Rui Espínola.

O novo laboratório do SEEMBO “é uma aposta clara deste Governo na dignificação e potenciação do excelente trabalho desenvolvido pelos seus técnicos, aos mais variados níveis da investigação epidemiológica, biológica e da biotecnologia, com um papel imprescindível no combate à pandemia”, explicou.

“Mas os investimentos na Terceira vão muito mais além, como é o caso do Terceira Tech Island que, ao contrário do veiculado pelo PS, vê assegurada a sua continuidade, com o Governo a garantir os meios financeiros, a dinamização e o desenvolvimento do mesmo, que já tem um novo curso de formação a funcionar e vai captar mais empresas”, adiantou o deputado.

Assegurados estão também os meios financeiros para o equipamento do novo Laboratório de Inovação em Produtos Lácteos do TERINOV, “que irá desenvolver investigação científica na área dos laticínios e aplicá-la a novos produtos que gerem valor acrescentado”.

Juntam-se os investimentos na melhoria do parque escolar, com intervenções na Escola Vitorino Nemésio, na Escola Padre Jerónimo Emiliano de Andrade e na EBI de Angra do Heroísmo. Destaca-se também o investimento na melhoria da rede viária regional da ilha Terceira.

Tida em conta foi igualmente a potenciação da geocentralidade da Terceira no contexto regional, pelo que se prevê um aumento e um investimento na capacidade e operacionalidade da Aerogare Civil das Lajes, capacitando-a para um aumento do fluxo de rotas e de passageiros e para os desafios futuros.

“Da mesma forma se assegura a conclusão da obra do Porto das Pipas, a melhoria da operacionalidade e segurança do Porto da Praia da Vitória e a requalificação das oficinas e armazéns dos edifícios das operações portuárias do Porto da Praia da Vitória”, disse também Rui Espínola.

O deputado do PSD/Açores frisou ainda que “vai haver uma proposta para incluir nos documentos orçamentais verba para se iniciar o estudo do futuro Cais de Cruzeiros na Praia da Vitória, uma infraestrutura que dê condições de resposta efetiva a um segmento turístico que colocará a Terceira nas rotas do turismo de cruzeiros mundial, aproveitando economicamente todo esse potencial”, concluiu.