Orçamento. PSD destaca aumento de 5% dos complementos de pensão e abono de família

Os deputados do PSD/Açores eleitos pela Terceira sublinharam hoje que a proposta de Plano e Orçamento para 2021 prevê “um aumento de 2,5% da remuneração complementar e de 5% para os complementos regionais de pensão e de abono de família”.

Segundo Vânia Ferreira, “vê-se assim novamente confirmada a preocupação que o PSD sempre mostrou com as questões sociais, neste caso visando o aumento do chamado cheque pequenino e do abono de família”, relembra a social democrata.

“Trata-se de um desafio para o novo executivo regional, que quer também uma evolução no desempenho das IPSS do arquipélago, criando melhores condições e soluções para o seu funcionamento”, disse a social democrata.

As declarações foram feitas após uma reunião com a direção da União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores (URIPSSA), onde foi tratado “um leque de condições a melhorar”, como “um programa de Energias Renováveis, que se deve juntar a uma redução do tarifário de eletricidade, que significa sempre uma parte substancial das despesas correntes nas IPSS”, explicou.

Vânia Ferreira destacou igualmente a necessidade “de se rever o valor padrão pago por utente, uma reivindicação que é transversal a todas as IPSS, assim como em colmatar as necessidades das valências destinadas à deficiência”, referiu.

Os deputados terceirenses do PSD/Açores constataram a preocupação existente com as medidas aplicadas às Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), por via da pandemia, tendo a URIPSSA lançado também o desafio da acreditação de todas as IPSS da Região.

Segundo Vânia Ferreira, é também importante o apoio “ao nível da Energia Verde, sendo que a frota automóvel das IPSS deve ser elétrica ou híbrida, no que se considera uma noção de solidariedade em movimento”, disse.

“Tivemos a confirmação, por parte da URIPSSA, do orgulho que as suas associadas têm por serem parceiras do governo, uma relação que possibilita as respostas sociais que dão à comunidade, desde a terceira idade, infância, passando pelos cidadãos com deficiência”, completou a deputada.

Com sede na Praia da Vitória, a URIPSSA – presidida por João Canedo – conta com 220 IPSS associadas, de toda a Região.