Bolieiro valoriza diálogo entre parceiros sociais e papel do Conselho Económico e Social

©PSD/Açores | Hugo Moreira

O Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, valorizou o diálogo entre os parceiros sociais e o papel do Conselho Económico e Social dos Açores (CESA), tendo anunciado a intenção de reativar o Conselho Permanente de Concertação Social deste órgão.

O chefe do Executivo açoriano, que falava após ter recebido uma delegação da CGTP/Açores, estabeleceu como compromisso de “reativar com regularidade e o mais brevemente possível” o Conselho Permanente de Concertação Social do CESA.

“Foi esta a garantia que deixei à CGTP”, sublinhou o governante.

José Manuel Bolieiro lembrou que compete ao Governo Regional, nesta matéria, “intervir, na qualidade de moderador, no diálogo entre os representantes dos trabalhadores e as entidades empregadoras”.

O Presidente do Governo Regional destacou que, para o atual Executivo, o diálogo social é um elemento “fundamental” para a Região, “respeitando sempre” os parceiros sociais e o “bom funcionamento” do CESA.

A Comissão Permanente de Concertação Social do CESA tem entre as suas atribuições promover o diálogo e a concertação social entre os parceiros dos setores laboral e empresarial, emitir parecer sobre o Plano Regional de Emprego e propor medidas nas áreas do emprego, formação profissional e segurança social.