A deputada do PSD/Açores na Assembleia da República, Ilídia Quadrado, afirmou que a requalificação da Cadeia da Horta “não pode esperar 10 anos”, tendo considerado que se trata de uma obra “urgente”.
“Embora a obra na Cadeia da Horta esteja inserida no plano a 10 anos de requalificação e modernização do sistema prisional, não se pode esperar pelo fim dos referidos 10 anos para proceder a uma intervenção que garanta as condições adequadas para a continuidade do funcionamento desta tão importante infraestrutura”, afirmou a social-democrata.
Ilídia Quadrado, que falava numa audição à Ministra da Justiça, questionou a governante, de forma a perceber “por quanto tempo ainda é que a infraestrutura vai esperar pela requalificação e otimização, que a Senhora Ministra referiu encontrar-se em estudo”, disse.
A deputada açoriana recordou que a Cadeia da Horta “não reúne as condições adequadas para cumprir a sua função de cadeia de apoio, um papel relevante pela possibilidade de proximidade e de acompanhamento de reclusos não só da ilha do Faial, mas também das ilhas próximas”.
“É um assunto que preocupa as forças vivas da ilha, pois, para além da importância da Cadeia no processo de reinserção social dos reclusos, também envolve a estabilidade laboral e familiar dos profissionais que asseguram o seu funcionamento, constituindo uma valência relevante para a economia do Faial”, explicou.
Ilídia Quadrado lembra igualmente que, nos últimos tempos, “assistimos a várias decisões que causaram grande preocupação e instabilidade na comunidade faialense, pelo que se exige conhecimento da estratégia para aquele estabelecimento prisional, no caso saber quando estará pronto o estudo em curso e se vai iniciar a obra”, concluiu.