Skip to main content

A deputada do PSD/Açores Vânia Ferreira afirmou ontem que “existe um estado de confiança, face às novas respostas que a nova realidade política poderá dar às carências sociais da Região”, afirmou.

Face a uma realidade “marcada por demasiadas desigualdades na distribuição de recursos e oportunidades, encontramo-nos nos últimos lugares ao nível da coesão económica e com o maior risco de pobreza a nível nacional”, frisou.

A social democrata destacou a intenção da coligação que agora governa os Açores “em pôr em prática uma estratégia de combate à pobreza e exclusão social, concertada e transversal, assumindo o compromisso de articular todas as áreas de governação, assim como a revitalização e operacionalização do Conselho Regional de Segurança Social dos Açores, com o objetivo de aprofundar o envolvimento das IPSS e Misericórdias no acompanhamento dessas políticas”, adiantou.

“O programa do XIII Governo dos Açores mostra uma vontade expressa de responder eficazmente ao envelhecimento demográfico, na tentativa de atenuar a preocupante tendência de despovoamento das nossas ilhas, mas também preocupação com o aumento da natalidade”, afirmou Vânia Ferreira.

“É assumida a criação de condições de desenvolvimento económico e de promoção da inclusão, social, laboral, e de competências pessoais e profissionais, com o objetivo de quebrar o ciclo da pobreza”, explica.

“E a redução do número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) deve acontecer pela inserção social e laboral dos muitos indivíduos que dele dependem, e que se encontram em idade ativa e com capacidade para trabalhar, incentivando-os a colaborar com a comunidade. E mais, reconhecendo as suas capacidades e contributos”, acrescentou.

“Vão desenvolver-se políticas de apoio à infância e jovens em risco, às vítimas de violência, às famílias disfuncionais, aos toxicodependentes, aos sem abrigo, repatriados e imigrantes, num papel decisivo e influente face à inclusão destes grupos tão vulneráveis”, sublinhou a deputada.

“Este governo está igualmente empenhado na criação e manutenção de postos de trabalho, no combate à precariedade e no aumento dos rendimentos dos açorianos, através do reforço e criação de um conjunto de medidas que visam exatamente o fomento do emprego e o combate à precariedade laboral”, garantiu a social democrata.

Para Vânia Ferreira, a Solidariedade Social deve ser entendida “como um conjunto de políticas sociais ativas, que impulsionem o desenvolvimento de uma Região. Este governo reconhece que será possível construir uma sociedade mais justa, e minimizar os níveis de pobreza e exclusão social existentes nos Açores”, concluiu.