Skip to main content

O vice-presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores, João Bruto da Costa, enalteceu hoje “a abertura para o diálogo e a transparência” demonstrada pelo Secretário Regional da Saúde e Desporto, em audição na Comissão de Assuntos Sociais, onde prestou esclarecimentos sobre o combate à pandemia da Covid-19.

“Ficamos muito satisfeitos com os esclarecimentos prestados pela equipa da Secretaria Regional da Saúde deste novo governo, “mostrando uma nova postura na política açoriana, com total abertura para o diálogo e total transparência na informação prestada”, referiu.

O social democrata frisou “a grande preocupação que temos face à pesada herança deixada pelos anteriores governos na área da Saúde, nomeadamente as dívidas a fornecedores dos hospitais da Região, que ascende a 121 milhões de euros”, sublinhou.

João Bruto da Costa falou igualmente da questão “das máscaras defeituosas adquiridas pela Região, com valores em torno dos três milhões de euros, sobre a qual, e muito bem, o senhor secretário já mandou instaurar um inquérito, de forma a que tudo seja cabalmente explicado”, reforçou.

“Em abril, o anterior governo dizia que eram 38 mil máscaras, agora fala-se de mais de 700 mil máscaras com defeito, que a Região comprou e pagou”, explicou o deputado, frisando “estas eram situações que estavam escondidas dos açorianos, mas já não estão. E é importante que as pessoas saibam o que se passa na nossa Administração, como tem pugnado a nova equipa da Saúde”, acrescentou.

Para João Bruto da Costa, foram igualmente importantes as informações sobre “os procedimentos a ter pelos passageiros que se deslocam de São Miguel e Terceira, por via aérea, assim como os que chegam à Região, relativamente aos testes e ao despiste necessário face ao surto da Covid-19”.

“O PSD/Açores e o seu grupo parlamentar destacam toda a proatividade e cuidados demonstrados pela nova equipa, pondo a saúde pública em primeiro e trabalhando com especialistas capazes e bem formados, ao contrário do que acontecia anteriormente, onde as coisas eram feitas sem o critério e a forma afincada e profissional de trabalhar que agora se vê”, afirmou.

Relativamente ao programa de vacinação, o vice-presidente da bancada do PSD/Açores na ALRAA elogiou “o levantamento que já foi feito para saber quais os açorianos que integrarão as suas primeira e segunda fases, e os restantes procedimentos, num trabalho feito de forma muito próxima ao programa nacional, como bem explicou o Coordenador Regional de Saúde Pública”, adiantou.

João Bruto da Costa não deixou de lamentar que haja “quem ainda não percebeu que as coisas agora são diferentes, nomeadamente o Partido Socialista, que insiste em lançar dúvidas e algumas confusões, aproveitando factos menos positivos do passado recente, que foram da sua responsabilidade. Mas nada ficará sem resposta”, concluiu.