Skip to main content

O deputado do PSD/Açores Carlos Ferreira questionou o Governo Regional sobre o encerramento parcial da estrada regional na zona da Lajinha, na ilha do Faial, garantindo que os social-democratas estão atentos à “segurança de pessoas e bens” naquele local.

“Na legislatura anterior, os deputados do PSD eleitos pelo Faial questionaram o Governo Regional sobre a segurança na estrada regional na zona da Lajinha e pretendem continuar a acompanhar este assunto, por se tratar de um processo sensível e relevante para a segurança de pessoas e bens”, afirmou o parlamentar.

Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, Carlos Ferreira salientou que, por decisão do anterior Governo Regional, “a circulação na Estrada Regional n.º 1-1ª, na freguesia da Feteira, no setor entre o entroncamento com a Rua das Canadinhas e a Rotunda da Feteira, passou a ser feita exclusivamente no sentido este-oeste (Horta-Feteira)”.

“Segundo o edital da delegação da ilha do Faial da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, datado de 23 de novembro, a alteração à circulação realizada deve-se ao ‘cumprimento de recomendação do Laboratório Regional da Engenharia Civil para a redução da carga exercida pela circulação rodoviária sobre a Estrada Regional n.º 1-1ª no setor entre o entroncamento com a Rua das Canadinhas e a Rotunda da Feteira’”, referiu.

O deputado social-democrata questionou o Governo Regional no sentido de saber se “a alteração implementada no passado dia 25 de novembro é provisória ou perspetiva-se a sua prorrogação no tempo”.

O parlamentar do PSD/Açores lembrou também que, na legislatura anterior, o troço referido “não foi repavimentado” no âmbito da empreitada de beneficiação da Estrada Regional n.º 1-1ª.

Carlos Ferreira pretende que sejam revelados os motivos pelos quais “não foi repavimentado o troço em questão” no mandato do anterior Governo Regional, bem como saber se o novo Executivo vai “avaliar uma solução” para aquela via.