José Manuel Bolieiro assume “responsabilidade de servir os Açores e os açorianos”

O líder do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, foi indigitado Presidente do Governo Regional dos Açores na sequência das eleições de 25 de outubro, tendo assumido a “responsabilidade de servir os Açores e os açorianos”.

“Aceitei a indigitação assumindo com responsabilidade esta missão, consciente das dificuldades da sua complexidade, mas sobretudo da responsabilidade e humildade de servir os Açores, os açorianos, a nossa democracia e a nossa autonomia”, afirmou, o líder social-democrata, após ter sido indigitado pelo Representante da República para chefiar o executivo regional.

José Manuel Bolieiro salientou ser compromisso do projeto que irá liderar desenvolver um “novo paradigma” de governação, em diálogo e concertação com outras forças políticas.

“Quero aqui declarar o nosso respeito e humildade para, sob o ponto de vista do diálogo partidário, assumirmos esta responsabilidade da pluralidade e da concertação, bem também como, nas políticas públicas do governo, desenvolvermos um novo paradigma de governação”, assegurou.

O presidente indigitado do Governo Regional dos Açores destacou que o próximo executivo irá ser “profundamente autonómico e com políticas reformistas”, apresentando aos açorianos “um novo paradigma, quer quanto ao diálogo, quer quanto ao perfil de governação, com concertação e humildade democrática, centrado no parlamento”.

“Não existem unilateralidades. A vontade do povo açoriano e dos eleitores foi o respeito pela pluralidade e pela construção de um denominador comum para construir um novo paradigma de governação e de diálogo partidário”, apontou.

José Manuel Bolieiro acrescentou que o grande objetivo é assegurar uma “governação competente” para os Açores, que fomente “a economia real e a criação de riqueza”.

O próximo Governo Regional dos Açores resulta de um acordo de governação entre PSD, CDS-PP e PPM, com entendimentos de incidência parlamentar com IL e Chega.