Bolieiro apresenta governo “transformativo” e com “prioridades claras” para os Açores

O Presidente indigitado do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, afirmou que a composição do novo executivo revela um “governo transformativo” e com “prioridades claras” para a Região.

“A composição do novo Governo quis corresponder à boa interpretação que fizemos da vontade do povo: não nos acomodarmos, mas sermos transformativos. Isto é, podermos fazer a transformação da governação e definir bem as prioridades”, disse o líder social-democrata e chefe do próximo executivo regional.

José Manuel Bolieiro, que falava no final de uma audiência com o Representante da República, ao qual entregou a composição do XIII Governo Regional, destacou que a orgânica do novo executivo revela “prioridades claras” como a educação, saúde, regularização das contas públicas, sustentabilidade ambiental, transformação digital e juventude.

Segundo o Presidente indigitado do Governo Regional, a orgânica do executivo açoriano “representa muito bem esta ideia de transformação e será feita com a quantidade necessária, nada da mais, nada a menos”.

“Esta governação está preparada para podermos, de forma progressiva, fazer face às dificuldades atualmente existentes e ultrapassar com sucesso os impedimentos que hoje existem e que queremos que amanhã sejam transformados em oportunidades”, sublinhou.

A composição do XIII Governo Regional dos Açores será publicada em Diário da República na próxima terça-feira, 24 de novembro, dia em que o novo executivo toma posse perante a Assembleia Legislativa dos Açores.

O Governo liderado por José Manuel Bolieiro terá como Vice-Presidente Artur Lima, líder do CDS-PP/Açores, que irá tutelar, entre outras áreas, a solidariedade social.

Sofia Ribeiro, antiga eurodeputada social-democrata, será a nova Secretária Regional da Educação.

A Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública terá como responsável Joaquim Bastos e Silva.

Já o antigo deputado do PSD/Açores Clélio Meneses será o novo Secretário Regional da Saúde e Desporto.

A pasta do Ambiente e Alterações Climáticas terá como titular Alonso Miguel, do CDS-PP, e Manuel São João, do PPM, será o Secretário do Mar e Pescas.

António Ventura ficará à frente da Agricultura e Desenvolvimento Rural, enquanto que Duarte Freitas será o Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego.

As Obras Públicas e Comunicações ficarão a cargo de Ana Carvalho, enquanto que Mário Mota Borges será o Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia.

A Secretaria Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital terá como titular Susete Amaro, ficando a Subsecretaria Regional da Presidência a cargo de Pedro Faria e Castro.