António Ventura questiona exclusão dos Açores de Programa Nacional de Coesão Territorial

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República António Ventura questionou a Ministra da Coesão Territorial sobre a exclusão da Região do Programa Nacional de Coesão Territorial, alegando que tal foi prometido há três anos pelo Governo.

“Há três anos questionei o Governo da República sobre a exclusão dos Açores do Programa Nacional de Coesão Territorial. Foi prometido que o Governo iria incluir os Açores nesse programa. Passaram três anos, o programa está em vigor e não foi revisto para incluir os Açores”, afirmou o parlamentar social-democrata açoriano.

António Ventura, que falava numa audição à Ministra da Coesão Territorial no âmbito do debate na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2021, salientou que “a especificidade de cada uma das ilhas dos Açores exige ajustamentos e respostas, além de uma atenção política especial da parte do Governo da República”.

“Há questões nos Açores que exigem uma resposta também do Governo da República, como despovoamento e o envelhecimento populacional, a coesão territorial dentro do arquipélago e os transportes aéreos e marítimos”, disse.

De acordo com o deputado social-democrata, os Açores “possuem um enorme potencial, muitas vezes em estado latente, que pode contribuir decisivamente para o desenvolvimento do país”.

“A posição geográfica mundial, a dimensão marítima, o domínio científico e tecnológico, e a excelência qualitativa da produção agroalimentar, jogam a favor dos Açores”.

Para António Ventura, “um programa de coesão territorial só é verdadeiramente nacional se incluir os Açores”.