POSEI. António Ventura diz que Santos Silva não sabe do que fala

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República António Ventura acusou hoje o Ministro dos Negócios Estrangeiros de se referir aos apoios do POSEI “sem saber do que fala, enganando os açorianos”, adiantou.

O social democrata diz mesmo que Santos Silva “mentiu no Parlamento, ao dizer que os fundos comunitários que vêm para os Açores contemplam aumentos de verbas do POSEI”, afirmou.

“Com um governo como este, que nem sabe o que é o POSEI, estamos perdidos”, lamenta o parlamentar açoriano, para quem “não se pode contar com este governo para as negociações daquele programa comunitário”.

António Ventura explica que “está em cima da mesa, por parte da Comissão Europeia, uma proposta de corte de 3,9% nas verbas do POSEI para as Regiões Ultraperiféricas”, sendo que, “nas negociações levadas a cabo, o governo português contentou-se com a manutenção dessas verbas. Deram-se por vencidos, numa má negociação para Portugal e para os Açores”, considera.

Já esta semana, o social democrata questionara António Costa sobre o POSEI,

Frisando que os Açores “precisam de um reforço de 10 milhões de euros”, e lembrando que, “em 2018, o então Ministro da Agricultura veio aos Açores dizer não haveria cortes no POSEI, uma notícia que o Governo Regional aplaudiu”, recordou.

“Também o governo açoriano tem culpas no cartório, uma vez que não articula convenientemente com a República aquelas que são as necessidades da nossa Região”, concluiu António Ventura.