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O candidato do PSD/Açores pela Terceira às eleições legislativas regionais, Rui Espínola, defendeu melhorias na gestão do porto da Praia da Vitória, nomeadamente “uma baixa de preços nas taxas portuárias ali aplicadas”, avançou.

O social democrata considera que “o porto da Praia devia ser um eixo central no desenvolvimento económico do arquipélago dos Açores, mas não é assim, prejudicando a Ilha Terceira, de forma clara”, apontou.

“Isso acontece porque os investimentos prometidos, há largos anos, para aquele porto, nunca passaram do papel. Além de que a sua operação comercial é a mais cara dos Açores”, referiu.

E deu como exemplo a Tarifa TUP–Navio, “que custa mais 12 cêntimos do que em Ponta Delgada para um navio tanque, e mais 19 cêntimos para os navios de contentores”.

Rui Espínola questiona as razões para esses factos, “uma vez que o porto é gerido por uma empresa pública, propriedade de todos os açorianos, que deveria assegurar a competitividade de todos os portos regionais”.

Referindo ainda que pelo atual tarifário aplicável à movimentação de carga, “descarregar cereais e rações no porto da Praia da Vitória é mais caro 37% do que Ponta Delgada das 08h00 às 17h00; 53 % das 18h00 às 21h00; 68 % das 21h00 às 08h00 e 594% aos sábados, domingos e feriados”.

“É uma realidade inadmissível e com um impacto significativo no produto final das empresas, já que são todos custos imputados às mesmas e, posteriormente, ao cliente final”.

“Assim como nas atividades industriais e agropecuárias, prejudica a competitividade das empresas da ilha Terceira, que necessitam abundantemente de cereais e rações”, avança Rui Espínola.

Igualmente o fornecimento de pessoal técnico “é mais caro, cerca de 5 euros por hora, face ao porto de Ponta Delgada, onde custa sempre 33,5 euros/hora, independentemente do dia da semana, enquanto na Praia da Vitória custa 39,01 euros/hora, de 2ª à 6ª feira, das 00h às 24h00 horas, e 74,76 euros/hora aos sábados, domingos e feriados”, acrescenta.

“Aliás, as taxas aplicadas à área de jurisdição da Direção-Geral dos Portos da Terceira e Graciosa são as mais caras dos Açores”, esclarece o candidato.

O social democrata sublinha que o porto da Praia da Vitória “constitui um pilar fundamental e estratégico do desenvolvimento económico da Terceira, pelo que a sua competitividade à escala regional deve ser acautelada, valorizando-o no transporte de mercadorias dentro da Região, mas também para Portugal continental”.

“É preciso melhorar o seu modelo de gestão, de modo a que haja igualdade no acesso a bens e mercadorias, maior rapidez e acessibilidade na sua distribuição, taxas que não sejam penalizadoras nem obstáculos à competitividade da operação de carga marítima”, conclui Rui Espínola.