Skip to main content

O deputado do PSD/Açores César Toste disse hoje que o governo regional “não respeita” os profissionais de enfermagem do arquipélago, junto dos quais “já perdeu toda a credibilidade”, afirmou.

O social democrata destacou “a entrega com que, de Santa Maria ao Corvo, os enfermeiros nunca deixaram mal a saúde dos Açores, enquanto o governo falta com a palavra dada, no tocante à valorização das suas carreiras”.

E questionou diretamente a Secretária Regional da Saúde sobre se “já se colocou no papel de um enfermeiro desta região, de Santa Maria ao Corvo? Já testemunhou os cuidados de saúde prestados pelos enfermeiros dos Açores”, disse.

“Senhora Secretária, se a sua resposta fosse sim, a Senhora e o seu Governo não seriam tão injustos com aqueles profissionais de saúde”, adiantou César Toste, acusando mesmo Teresa Luciano de “falta de coerência, por desfazer o que os seus antecessores fizeram e disseram”.

“O governo não respeita a revalorização remuneratória dos enfermeiros dos Açores, firmada em 2013, nem respeita o anterior secretário que, em abril de 2019, nas negociações com os sindicatos, disse que a contagem de tempo de serviço era uma obrigação legal a partir de 2011”, lembrou.

Para César Toste, os enfermeiros dos Açores “não podem acreditar nas palavras deste governo, que não tem respostas para os profissionais com contratos individuais de trabalho, que trabalham há mais de 15 anos sem ter revalorização”, explicou.

“Ou os que esperam atualizações em atraso desde 2018, ou mesmo os enfermeiros especialistas. Só vemos uma mão cheia de nada e empurrar com a barriga”, criticou o deputado do PSD/Açores.

César Toste concluiu, frisando que os enfermeiros da Região “nunca falharam com a saúde dos açorianos, mas a senhora [Secretária Regional] e o seu governo falharam com eles”.