POSEI. António Ventura questiona governos sobre ações em prol dos produtores açorianos

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, questionou hoje a Ministra da Agricultura sobre as ações que o governo “está ou não a desenvolver para proteger os produtores açorianos de eventuais cortes ao nível do POSEI”.

“Continua a intenção da Comissão Europeia em fazer um corte de 3,9% nas verbas do POSEI destinadas aos Açores”, alertou o social democrata, numa pergunta dirigida a Maria do Céu Antunes.

António Ventura reforça que a Região “não pode ser atingida por um corte nas verbas, uma vez que precisa de um aumento de cerca de 10 milhões de euros, no âmbito daquele programa”.

Segundo o parlamentar, “só assim se poderão satisfazer minimamente as necessidades dos produtores açorianos, nomeadamente no que diz respeito aos agroalimentos”.

“Não basta que ambos os governos, o da República e o dos Açores, digam que são contra os cortes. Isso é o mais fácil e o mais cómodo, pelo que queremos saber que ações estão a ser desenvolvidas e o que vai ser feito em prol dos produtores açorianos”, sublinha António Ventura.

O deputado social democrata reiterou que os Açores “precisam de uma política que promova a procura de novos mercados, onde a qualidade intrínseca dos nossos agroalimentos, comprovada pela ciência, seja a afirmação da sua permanência nesses mercados”, explica.

Para António Ventura, os governos socialistas em funções têm mostrado “falhas graves ao nível da política prospetiva e de previsibilidade de mercados, prejudicando os produtores. Estão a governar às cegas”, conclui.