Plataforma Continental. Governos “não podem estar de férias” na defesa dos Açores

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, disse hoje que os governos “não podem estar de férias na defesa dos Açores”, lembrando que ainda não foram reforçados os meios de vigilância na Região, visando a extensão da Plataforma Continental”, avançou.

O social democrata recorda que foi aprovada, na legislatura passada, uma resolução para que a República “reforçasse os recursos da Armada e da Força Aérea nos Açores, face à esperada aprovação da extensão da Plataforma Continental”.

“Trata-se de um processo que está nas mãos da ONU, sendo que essa extensão permitirá a Portugal duplicar a sua jurisdição sobre os limites do mar”, explica o deputado.

António Ventura sublinha igualmente que, também na anterior legislatura, o PSD apresentou na Assembleia da República, “uma iniciativa visando o reforço dos meios de vigilância no arquipélago, ao nível do domínio marítimo”.

“Essa iniciativa foi seguida por outros partidos políticos, e resultou numa recomendação para que o Governo tomasse medidas ao nível dessa mesma vigilância”, esclarece.

Perante tais factos, António Ventura questiona agora o Governo da República, “mas também o governo regional, que também não pode estar de férias na defesa dos Açores, uma vez que brevemente a ONU deve decidir-se de forma positiva sobre a referida extensão da Plataforma Continental”.

O parlamentar alerta que “isso vai resultar num aumento enorme dos limites do mar português, pelo que é urgente saber que planos estão em prática para reforço efetivo dos meios da Armada e da Força Aérea nos Açores”.

“É preciso saber que meios vão ser disponibilizados”, acrescenta o  social democrata, lembrando ainda que “o Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira também prevê o reforço da Armada no porto utilizado pelos norte-americanos, uma situação que nunca se veio a verificar”.