Saúde. PSD solicita relatórios da auditoria interna do HDES

A deputada do PSD/Açores Mónica Seidi solicitou hoje, através de requerimento, cópia do relatório final da auditoria interna e do relatório preliminar da auditoria externa solicitados pelo Conselho de Administração do HDES, sobre a alegada promiscuidade entre aquele hospital e a Clínica do Bom Jesus, na aplicação do “Vale Saúde”.

Após as audições que decorreram no passado dia 28 de julho, “ficou clara a necessidade de ser facultado ao parlamento cópia dos relatórios efetuados, para que também possamos avaliar de forma mais rigorosa as conclusões dos mesmos”, adiantou a social democrata.

Segundo Mónica Seidi, “parece-nos óbvio que a maior fragilidade se prende com a falta de regulamentação adequada por parte da tutela. Trata-se de uma situação que necessita de ser completamente esclarecida, pois está em causa a execução daquele programa de redução de listas de espera para cirurgia”, referiu.

A deputada do PSD/Açores sublinha o facto “de não estar a ser cumprida a legislação relativamente ao Vale Saúde, que permitia aos doentes do Serviço Regional de Saúde que aguardam por uma cirurgia o recurso a uma clínica privada quando for ultrapassado o tempo máximo de resposta garantido pelo SRS”.

“Esta situação só se verifica para algumas especialidades e não para todas, descurando assim também critérios de prioridade clínica e antiguidade na Lista de Espera Cirúrgica”, conclui Mónica Seidi.