O deputado do PSD/Açores Jaime Vieira defendeu hoje a reabertura do balcão da Segurança Social instalado na Casa do Povo de Rabo de Peixe, que encerrou por causa da situação epidemiológica da Covid-19.
O social democrata questionou a tutela, através de requerimento, querendo saber “se o governo tem conhecimento do transtorno que aquele encerramento tem causado à população local” que, recorda, “no caso da Vila de Rabo de Peixe são mais de 9 mil habitantes, sendo que os problemas sociais são uma realidade que afeta grande parte dos mesmos”, explica.
“O balcão encerrou aquando da declaração do estado de contingência na Região, devido à já referida situação da Covid-19, mas o facto é que a nível regional, com a entrada na fase de retoma da nova normalidade, os serviços da Administração Pública, nomeadamente os da Segurança Social, têm vindo a restabelecer o seu atendimento ao público”, adianta Jaime Vieira.
“Todavia, o balcão da Segurança Social da Casa do Povo de Rabo de Peixe continua encerrado, o que não se entende, até porque aquele é um dos departamentos governamentais mais procurados pelos habitantes locais”, refere.
Jaime Vieira adianta que “o que está a acontecer é que os cidadãos de Rabo de Peixe se têm visto na obrigação de ir ao balcão da Segurança Social na cidade da Ribeira Grande, onde aguardam horas e horas para serem atendidos, pois ali acorre grande parte da população de quase todas as freguesias do concelho”.
“Queremos saber se o balcão vai reabrir, e quando, e que ações tem governo regional planeadas para combater e mitigar o transtorno causado, preferencialmente passando a prestar um serviço condigno aos cidadãos”, avança.
“Até porque há já muitos anos que a Administração Pública Regional mantém aquele balcão de Prestação de Serviços da Segurança Social na Casa do Povo de Rabo de Peixe. E é urgente que o mesmo reabra”, conclui o parlamentar.