PS chumba criação de um Núcleo Museológico na Praia da Vitória

O deputado do PSD/Açores César Toste considerou hoje que a criação de um núcleo museológico na Praia da Vitória, na dependência do Museu de Angra do Heroísmo iria permitir divulgar o vasto acervo etnográfico da Terceira.

O social democrata lamentou o chumbo do PS à iniciativa, realçando “a resistência do Governo Regional, na pessoa do sr. Secretário da Educação e Cultura, em avançar com uma iniciativa que só iria valorizar o concelho e a ilha”, referiu.

“O acervo etnográfico que está no Museu de Angra é vasto, e não podemos esquecer que parte do património cultural dos Açores e da Ilha Terceira teve a sua génese, situa-se ou tem a sua expressão mais significativa no concelho da Praia da Vitória”, disse.

Assim, “seria de todo importante e urgente recolher e tratar o património cultural daquele concelho, sendo que também o acervo do Museu de Angra do Heroísmo ia beneficiar com uma interpretação museológica instalada naquele concelho”, considerou.

César Toste lembrou o parecer positivo “da Câmara Municipal da Praia da Vitória, de gestão socialista, para que o projeto fosse avante. O Governo, pelo contrário, descredibilizou essa vontade, impedindo o crescimento da oferta cultural da Praia da Vitória e da Terceira”, lamentou.

O deputado apontou os exemplos de “outras estruturas de cariz museológico que permitem a visita e fruição de várias temáticas da nossa história e tradições. Enquanto isso, grande parte do espólio do Museu de Angra está armazenado e não pode ser visto”.

“Foi isso que deu origem à criação do Núcleo de História Militar, instalado no antigo Hospital Militar da Boa Nova, ou então todas aquelas peças continuariam escondidas do público”, explicou.

César Toste acrescentou que a proposta social democrata também visava “a recuperação de edifícios históricos para a instalação da estrutura, que não uma construção de raiz, pois devemos aproveitar e rentabilizar o que temos, até ao nível da equipa técnica do Museu de Angra do Heroísmo”, defendeu.