Pico. PSD exige obras de requalificação da EBI de São Roque do Pico

Os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Pico exigiram hoje “a realização de obras de requalificação da Escola Básica e Integrada (EBI) de São Roque do Pico”, mas sem esquecer “que deve ser, sem dúvidas, equacionada a construção de um novo estabelecimento de ensino no concelho”.

Marco Costa e Jorge Jorge querem saber se o governo “vai efetivamente, iniciar as obras na escola durante este ano, como anunciou o Secretário Regional da Educação, Avelino Menezes, em janeiro” e se há garantias de que as mesmas estarão concluídas antes do início do próximo ano letivo”.

Os social democratas consideram que a verba de 250 mil euros inscrita no Plano e Orçamento da Região “é claramente insuficiente para a intervenção em vista, considerando que se trata de um edifício com 42 anos de vida, que apenas tem recebido pequenas obras de manutenção pontuais”

E voltam a alertar que a referida escola apresenta “diversos problemas de infiltrações, pelo teto e janelas, causando um ambiente pouco saudável no edifício e impróprio para um bom trabalho dos diversos intervenientes, que acarreta também deterioração das estruturas”, adiantam.

“O próprio auditório da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, uma estrutura única no concelho onde se realizam múltiplos espetáculos de cariz cultural, está cada vez mais degradado”, e há “cada vez menos espaços de trabalho e lazer para alunos, funcionários e professores na EBI de São Roque”, afirmam os deputados.

Marco Costa e Jorge Jorge salientam ainda “as grandes dificuldades para a lecionação da disciplina de Educação Física, dada a exiguidade do pavilhão desportivo, o seu estado de degradação e a inexistência de uma sala de ginástica”, referem.

Os deputados picoenses do PSD/Açores avança mesmo que, “dado o elevado estado de degradação do edifício existente, bem como a sua elevada idade, seria de equacionar a construção de uma nova Escola Básica e Secundária em São Roque do Pico”, concluem.